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Cuide bem do seu Motor Diesel

 Cuide bem do seu motor!

 

    Para uma melhor manutenção procure um serviço autorizado Bosch onde existem profissionais treinados pela fábrica e deverão utilizar ferramentas especiais de ajustes e medições em seu motor, além de montá-lo utilizando-se dos procedimentos corretos recomendados pelo fabricante do motor. Se houver necessidade de peças de reposição exija sempre peças originais!

 

Motor grilando? Fique ligado!

 

    Normalmente quando o motor está grilando, significa que o ponto de injeção está trabalhando adiantado e com excesso de combustível. Várias podem ser as causas, como alta pressão de combustível, excesso de pressão na linha de alimentação de combustível até a bomba de alta pressão, retorno de combustível para o tanque obstruído, problema no regulador de pressão da bomba, sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.

   Um diagnóstico, observando os parâmetros do motor, determinará a causa dessa falha. Procure sempre um serviço autorizado Bosch!

 

Teste da válvula termostática

 

   O teste da válvula termostática deve ser realizado, levando-se em consideração a temperatura de início de abertura e temperatura em que a válvula se abre totalmente. Os testes realizados somente com o aquecimento da válvula e observação de sua abertura, sem controle da temperatura, são inconclusivos e não representativos. Todo e qualquer teste em seu motor deve ser realizado em serviços autorizados, onde, através, de equipamentos especializados, será possível identificar possíveis falhas em seu propulsor.

 

Os sensores de temperatura sofrem alteração?

 

   Normalmente os sensores que medem a temperatura do líquido de arrefecimento, sofrem variações em sua resistência com o passar do tempo. Isso pode acontecer e marcar uma temperatura diferente da que realmente está. Essa variação na temperatura lida pelo sensor, chega a ECM, módulo de controle eletrônico, e esse por sua vez, calcula o tempo de injeção e pulveriza o diesel conforme a massa de ar, temperatura do ar admitido e a temperatura do motor. Se o sensor estiver variado, lendo errado, é possível que seja injetado uma quantidade incorreta de combustível, gerando fumaça preta. Por isso, mantenha o seu veículo com a manutenção preventiva em dia, e ao menor sinal de falhas nos sensores, procure um serviço autorizado Bosch.

 

 

Dificuldades na troca de marcha?

 

   As causas mais comuns são: falta de pressão no platô da embreagem, disco de embreagem com espessura fora do recomendado, passe excessivo no volante, o que diminui o contato com o disco de embreagem, impregnação de óleo no volante e/ou disco de embreagem.

Agora que você já conhece as causas, ao sentir dificuldades na troca de marchas, leve o veículo a um serviço autorizado para verificação do problema. Fique alerta!

 

A bomba elétrica de combustível

 

   A bomba elétrica de combustível é responsável por alimentar a bomba de alta pressão e essa, por sua vez, gerar a pressão necessária para alimentar os injetores de combustível. Falhas em bombas elétricas geralmente estão associadas a bolhas de ar no combustível, combustível em nível baixo, combustível contaminado, tanque de combustível sujo, presença de água no combustível e curto circuito, sendo esse último mais difícil de ocorrer.

   Para verificar se a bomba elétrica de seu motor está danificada, o correto é realizar um teste de pressão, vazão e estanqueidade da bomba elétrica de combustível. Lembre-se de procurar um serviço autorizado Bosch para qualquer teste ou reparo em seu motor.

 

Quais os impactos de um abastecimento incorreto?

 

   Certo dia você para em um posto de abastecimento e ao invés de Diesel o seu carro é abastecido com Gasolina. O que pode ocorrer? Neste caso a gasolina será comprimida a altas taxas de compressão, características de um motor Diesel, e sofrerá autoignição, decorrente da temperatura de compressão, por volta dos 550 ºC. Como os motores Diesel não tem controle de entrada de ar para o interior dos cilindros (o que regularia a queima), a mistura ar/gasolina entrará em combustão e, em função da rápida velocidade de inflamação que possui, o motor alcançará rotações extremamente perigosas, podendo chegar até sua destruição total (o chamado ‘disparo do motor’).

   Quando este processo ocorre, a tubulação de escapamento de gases (coletor/tubo primário/silencioso) alcançam temperaturas altas a ponto de entrarem em fusão. E também o sistema de injeção será comprometido porque a gasolina não tem propriedades lubrificantes, o que danificará permanentemente os bicos injetores e a bomba injetora ou a bomba de alta pressão, dependendo qual conjunto estiver instalado, levando-os fatalmente ao gripamento. Por isso, mesmo que pareça improvável, fique atento durante o abastecimento!

 

A utilização do freio motor

 

   Um tema bem constante, em nosso blog Clube do Diesel, é com relação à utilização do freio motor no asfalto molhado, em dias chuvosos, por exemplo. Então é importante esclarecer que não existe restrição quanto à utilização do freio motor no asfalto molhado, pois o freio motor não atua diretamente nas rodas e sim no freio dos pistões do motor. O mais importante para dias com estas condições é estar com o veículo em dia com a manutenção, evitando imprevistos e acidentes. Fique de olho!

 

A pressão do óleo está correta? Fique atento!

 

   Para diagnosticar se a pressão do óleo de seu motor está correta, é necessário levar o veículo a um serviço autorizado, onde realizarão um teste com manômetro de pressão no sistema de lubrificação, e somente com este teste será possível identificar falhas e se os componentes estão em perfeito estado. Vale lembrar que manutenção correta e preventiva são fundamentais para uma longa vida de um motor!!!

 

Diferenças entre os motores turbo e aspirados

 

.   O motor turbinado possui um componente que aproveita os gases do escapamento para movimentar um rotor, que conectado a outro rotor por um eixo, consegue alimentar o motor com mais ar, aumentando o torque, a potência e diminuindo o nível de poluente. Esse componente é chamando turbocompressor ou turbo alimentador. Um motor aspirado, como o próprio nome diz, aspira o ar da atmosfera através do movimento dos pistões. Não se deve colocar um turbo em um motor aspirado pois as características originais do motor são alteradas, diminuindo a vida útil de seus componentes e consequentemente do próprio motor. 

 

Retifica em bicos injetores. É possível?

 

   Não existe retífica de bicos injetores. Normalmente os bicos injetores têm reparação autorizada pelo fabricante, (Bosch, Delphi, Denso) através de kits de reparo e ajustes de pressão, porém, dependendo do estado da peça, a reparação não compensa, pois pode afetar o desempenho do motor. Nesse caso, o melhor a ser feito é a substituição do componente.

 

Óleo no reservatório de água do radiador. Quais as possíveis causas?

 

   Em 90% dos casos, essa falha é causada por problemas no intercambiador de óleo do motor (resfriador de óleo). Pode haver alguma trinca nas colmeias de intercambiador e, como a pressão do óleo é maior que a pressão do sistema de arrefecimento, o óleo acaba contaminando o líquido de arrefecimento. Se houver óleo no reservatório de água do radiador leve o seu veículo a um serviço autorizado para a verificação e possíveis reparos. Fique de olho!

 

Veículo parado por muito tempo. Quais os possíveis danos? Parte 2

 

   Se o veículo ficou parado muito tempo, pode haver impureza ou detritos no sistema, que ocasionarão entupimento do radiador. Muitas pessoas pensam que neste caso o ideal é utilizar aditivo para radiador, mas antes disso, é importante realizar uma limpeza do sistema de arrefecimento, para retirar as possíveis impurezas. O uso de aditivo não compromete o sistema de arrefecimento, a falta de uso do aditivo é que deteriora componentes vitais ao sistema, como bomba d’água, mangueiras e selos do motor. Fique ligado!

 

A importância e consequências da utilização de filtros genuínos.

 

   A utilização de filtros que não sejam genuínos do motor, podem ocasionar perda de potência, falhas de injeção e demora na partida do motor. Somente os filtros genuínos têm a tecnologia perfeita onde, papel filtrante, volume interno do filtro, restrição e vazão, são compatíveis com as características do motor, fornecendo combustível suficiente para um bom funcionamento. Por isso, fique de olho, e utilize apenas filtros e peças genuínas para garantir o aumento da vida útil do motor.

 

Turbo com resíduo de óleo lubrificante. É normal?

 

   Sim. É normal. O turbo pode apresentar resíduos de óleo lubrificante, pois o respiro do motor, retorno para a admissão, esfria e condensa o vapor de óleo, deixando o turbo levemente sujo. Caso o motor apresente resíduos em excesso, leve o seu veículo a um serviço autorizado Bosch para uma análise completa.

 

Superaquecimento no motor. O que pode ser?

 

   Ao detectar um superaquecimento no motor, leve seu veículo a um serviço autorizado e realize um teste no ventilador viscoso, pois esse pode estar acoplando em temperatura errada, retardando o resfriamento do líquido de arrefecimento. Um teste nas válvulas termostáticas do motor também deve ser realizado, pois um retardamento na abertura das mesmas, pode causar o superaquecimento. Outra causa bem frequente, são os entupimentos dos canos do radiador ou até a falta de fluído no radiador, e para evitar isso é necessário a utilização de aditivo no sistema de arrefecimento, a correta desaeração do sistema, verificação de estanqueidade da tampa do vaso de expansão e a verificação de vazamentos pelas mangueiras que interligam o motor e o aquecedor de ar do veículo, todos esses serviços devem ser realizados em uma autorizada especializada. Fique ligado!

 

Afinal, é possível avaliar a vida útil de um motor eletrônico?

 

   Para que se possa obter o melhor desempenho dos motores eletrônicos é necessário a utilização de combustível adequado, revisões no período correto, e manutenção preventiva com peças genuínas de fábrica. Com esses cuidados, qualquer motor terá uma vida útil longa. Avaliar um motor pela quilometragem rodada depende muito do tipo de trabalho que o motor executou durante sua vida, dessa forma, um motor menos rodado, mas que executou trabalhos severos pode estar em pior estado que um motor bastante rodado, porém com execução de trabalhos não severos. O ideal na hora da avaliação do motor é contar com a ajuda de profissionais capacitados e postos de serviços adequadamente equipados

 

A substituição do volante bi massa prejudica a embreagem?

 

   A substituição do volante bi massa por um volante rígido não traz nenhum problema ao funcionamento da embreagem, porém é aconselhável, na troca do volante, também a substituição do conjunto de embreagem por um adequado ao volante rígido, pois esse, por não trabalhar com molas de amortecimento de impactos torcionais, provocará maior vibração do motor.

 

É possível alterar a motorização de um veículo à gasolina para Diesel?

 

   A conversão, adaptação ou troca de motorização, muitas vezes não é viável, principalmente falando de Diesel já que os motores não possuem velas, a combustão se dá espontaneamente devido as características específicas deste combustível. Além de tirar a originalidade do veículo, adaptações podem prejudicar, entre outros itens, a dirigibilidade e a segurança. Converter um veículo a gasolina em diesel requer, além da troca do motor, muitas vezes, a troca da caixa de cambio, diferencial, suportes do motor, radiador e outros periféricos que podem custar caro e não compensar a transformação. Sem contar que todas as garantias do fabricante serão perdidas. Fique ligado!

 

Adição de óleo lubrificante ao diesel. Essa prática é recomendada?

 

   Esta é uma das muitas lendas que existem na mecânica. A adição de óleo lubrificante ao diesel não melhora em nada a vida útil do motor, o consumo de combustível e a performance do veículo. Ao contrário, a adição de óleo lubrificante ao diesel, produz fumaça branca, causa borra no tanque de combustível e carboniza válvulas e pistões. Por isso, a prática de adicionar óleo lubrificante ao diesel não é indicada. Lembre-se de seguir as recomendações do veículo e realizar as trocas de óleo e filtro nos períodos recomendados.

 

Perda de performance do motor. Quando isso pode ocorrer?

 

   A perda de performance do motor pode ser causada por diversos fatores, inclusive combustível contaminado e/ou de má qualidade. Outro fator bastante comum são as avarias nas válvulas da bomba injetora e injetores de combustível, mas para a identificação do defeito, é necessária uma avaliação completa das condições de funcionamento do motor. Se desconfiar que seu motor está sofrendo uma perda de performance, verifique a qualidade de combustível que está utilizando e leve o veículo a um serviço autorizado  Bosch para uma análise minuciosa. Fique atento!

 

Veículo parado por muito tempo. Quais os possíveis danos?

 

   Veículos pouco utilizados, e consequentemente, com combustível armazenado por longo período no tanque, pode danificar todo o sistema de injeção de combustível do veículo. Essa situação faz com que o combustível torne-se abrasivo, danificando a bomba de alta pressão ou injetora, bicos injetores, válvulas de alívio e de controle de pressão. Por isso, procure utilizar seu veículo regularmente, isso ajudará a mantê-lo lubrificado evitando até corrosões. Fique atento e siga as recomendações do manual de seu veículo.

 

Óleo na tampa de abastecimento de óleo e no respiro do motor. É normal?

 

   Sim, é normal em qualquer motor. Isso acontece porque no funcionamento do motor, o vapor de óleo se forma no cárter e sobe até a tampa de válvulas, onde se encontra a tampa de abastecimento de óleo. Quando esse vapor alcança áreas mais frias do motor, ele condensa e se transforma em líquido novamente, formando gotas de óleo que saem pela tampa e também pelo respiro do motor.

 

Aumento do blow by. Quais as possíveis causas?

 

   Geralmente o aumento do blow by – fumaça que sai do tubo do respiro do motor – se dá pelo aumento de pressão no cárter, que pode ser causado por alto nível de óleo no cárter, óleo com viscosidade baixa, contaminação do óleo lubrificante com diesel, desgaste dos cilindros, desgaste dos anéis de pistão, alteração da taxa de compressão e junta de cabeçote queimada. Se ocorrer aumento do blow by no seu veículo, fique atento e leve o veículo a um serviço autorizado para verificação do problema.

 

Óleo sujo com baixa quilometragem? Atenção!

 

   Se o óleo do seu veículo for trocado com regularidade e considerando que o óleo segue as recomendações do manual do veículo, não há porque o óleo estar sujo prejudicando a lubrificação do motor. Vale lembrar que a cada troca de óleo, é recomendado também a troca do filtro, pois a quantidade de óleo que fica no filtro antigo, pode contaminar o óleo novo. Por isso, se o seu veículo apresentar óleo sujo com baixa quilometragem fique atento e procure um serviço autorizado para a verificação de todo sistema lubrificante de seu motor.

 

Baixa temperatura do motor? Fique de olho!

 

   O seu motor está apresentando baixas temperaturas? As causas mais prováveis da baixa temperatura do motor são: falta da válvula termostática, se houver válvula termostática, ela pode estar travada aberta, travamento do ventilador do radiador ou falha do relógio mostrador da temperatura. Fique de olho, pois para garantir a vida útil de um motor, ele deve trabalhar na temperatura normal, informação encontrada nos manuais dos veículos. Caso perceba alteração, procure um serviço autorizado para os reparos necessários.

 

Entrada de ar no sistema de injeção de combustível do motor. Quais as possíveis causas?

 

   Quando ocorre entrada de ar no sistema de injeção de combustível dos motores a diesel, muitas podem ser as causas. As mais comuns são: falhas nas conexões das mangueiras do sistema de alimentação de combustível, nos parafusos banjos, no pescador do tanque de combustível, em arruelas dos parafusos banjo e/ou válvula de retenção da bomba injetora e no caso de motores equipados com injeção eletrônica e que possuam bomba elétrica de alimentação de combustível, falha na válvula de retenção da bomba elétrica. Ao menor sinal de entrada de ar no sistema de injeção de combustível do motor, procure um serviço autorizado para evitar danos maiores.

 

O Consumo de Combustível. Verdades ou Mitos?

 

   Complementando a matéria da semana passada, vamos esclarecer, também, se existem diferenças no consumo de combustível em áreas urbanas e rodovias. É importante deixar claro, que o consumo de combustível não pode ser avaliado somente pela utilização do veículo: rodovias ou áreas urbanas. O consumo pode variar muito devido a qualidade de combustível, tipo e estrada, e também trabalho exercido pelo veículo. Por isso, daremos algumas dicas de condução do veículo que podem ajudar na economia de combustível. Procure operar sempre na faixa de rotação correspondente ao torque do motor. Trabalhar na faixa de rotação de torque garante que o motor desenvolva mais força e consuma menos combustível. Evite acelerar o motor entre as trocas de marchas, esse é um procedimento desnecessário. Não acelere o motor antes de desliga-lo, pois, além de consumir mais combustível, se o motor for equipado com turbo, um problema de desgaste na bucha do eixo da turbina pode ocorrer e desbalanceá-la, causando ruído.

 

O Consumo de óleo lubrificante. Verdades ou mitos?

 

   Temos recebido inúmeras dúvidas e comentários a respeito da diferença do consumo de óleo lubrificante em áreas urbanas e em rodovias. Afinal existe diferença de consumo ou é mito? O consumo de óleo lubrificante tende a ser menor em rodovias desde que, a rotação e carga do motor não tenha altas variações. Isso porque em rotações constantes e sem variação de carga no motor, a lubrificação do motor é realizada de uma forma mais adequada, o óleo é mais resfriado e os anéis dos pistões trabalham expandidos todo o tempo, o que reduz o consumo de óleo lubrificante.

 

Queima da junta do cabeçote. Como ocorre?

 

   A queima da junta do cabeçote pode ocorrer de várias maneiras. A mais comum é quando a camisa do cilindro está com altura diferente da altura especificada, em função de erros no ajuste na protusão (ajuste da altura da camisa com relação a face do bloco), falta de planicidade no assentamento da camisa no bloco ou quando se retifica a face plana do bloco do motor. Essa prática não é recomendada pela MWM INTERNATIONAL, pois altera toda a projeção do pistão, obrigando o reparador a realizar a retífica da cabeça do pistão, aumentando a taxa de compressão, que por sua vez, aumenta a temperatura na câmara de combustão, podendo queimar as juntas dos cabeçotes. Portanto fique ligado, não altere as características originais de seu motor e faça todas as revisões e reparos em serviços autorizados.

 

Bomba alimentadora de combustível e bomba de alta pressão. Como manter em dia?

 

   Para realizar a manutenção na bomba alimentadora de combustível (bomba elétrica), é necessário fazer testes, com um manômetro (equipamento utilizado para medir pressão), instalado na linha de combustível, onde a pressão deve estar dentro dos padrões estabelecidos nos manuais de serviço do motor. Lembrando que após desligar a chave, a pressão não deve cair. Se estivermos falando da bomba de alta pressão, é necessária a remoção da mesma, junto com os injetores para verificação em bancada de teste específica Bosch..

 

Luz indicadora de injeção acesa e desregulada. Como proceder?

 

   Esse tipo de falha pode ter várias origens, inclusive defeitos no interruptor do pedal de embreagem, que mesmo desacionada, pode enviar sinal a ECM (Módulo de Controle Eletrônico) causando a falha. Normalmente as verificações a serem feitas são: teste na bomba alimentadora de combustível (bomba elétrica), quanto à pressão, estanqueidade e retorno de combustível; teste na bomba de alta pressão, quanto à pressão, vazão e geração de bolhas de ar; injetores de combustível, quanto à volume de injeção e retorno de combustível; válvula de alívio de pressão, quanto à estanqueidade; teste de pressão de compressão dos cilindros; teste de sincronismo do motor; aterramento da ECM (Módulo de Controle Eletrônico) e pressão gerada pelo turbo. Ao menor sinal de falha na luz indicadora de injeção, procure um serviço autorizado Bosch para a verificação de seu motor.

 

Alteração no escapamento. Quais os riscos?

 

   A saída direta dos gases de escape na atmosfera, além do aumento do índice de emissão de poluentes, reduz o torque do motor, diminuindo a força de arrancada, retomada de aceleração e aumenta consideravelmente os ruídos do motor. Para um veículo de uso diário, o desconforto é maior ao dirigir, pode, dependendo do tempo de vida útil do motor, aumentar o consumo de combustível, por isso é desaconselhável alterações no escapamento. Siga sempre as recomendações do manual de seu veículo e não se esqueça de realizar as manutenções preventivas a fim de aumentar a vida útil de seu motor.

 

Turbinar o motor. Essa prática é válida?

 

   Qualquer alteração nas características originais do motor pode ser prejudicial, portanto não recomendamos essa prática. A instalação de um turbo em um motor que não foi projetado para trabalhar com esse componente, pode resultar na diminuição da vida útil do motor, aumento do consumo de combustível e o nível de emissões de poluentes. Além disso, as peças de um motor aspirado, por exemplo, não foram projetadas para suportar esforços mecânicos desta proporção, e a instalação de um turbo pode levar a quebra de alguns componentes vitais do motor como a árvore de manivelas e outros componentes fundamentais para o bom funcionamento. Portanto, fique de olho e não altere as características originais do motor.

 

Qual é a função do intercooler?

 

   A função do intercooler é resfriar o ar proveniente do turbo, aumentando sua massa através do aumento das moléculas de oxigênio. Esse resfriamento possibilita melhor queima de combustível e diminui o índice de poluentes na atmosfera. A inserção do intercooler nos motores, inicialmente, visava somente à diminuição do índice de poluentes na atmosfera, porém, com a melhora da combustão, foi possível conseguir, também, certo ganho de potência. Lembre-se que para prolongar a vida útil de seu motor, é importante seguir as recomendações do manual de seu veículo, não alterar as características originais de seu motor, se for necessário a substituição de peças, prefira sempre as peças genuínas e os serviços autorizados para a realização de manutenção e reparação.

 

Baixa aceleração? Saiba como proceder

 

   Esse tipo de falha ocorre porque a central eletrônica do motor está entrando em estado de emergência ou de segurança. Muitos são os fatores que podem ocasionar essa perda de potência através da redução da rotação do motor. Se o seu motor apresentar esse tipo de falha, primeiramente é necessário um diagnóstico eletrônico realizado por um aparelho conectado diretamente a central eletrônica do motor. Em muitos casos, a má qualidade do combustível, a falta de troca de filtros (óleo e combustível) e limpeza do tanque de combustível, colaboram para essa perda de aceleração. Após essa análise será mais fácil identificar com precisão os possíveis problemas e a análise de todo o sistema. Vale lembrar aos amigos, que procurem sempre por serviços autorizados para qualquer análise e reparação de seu motor.

 

Peças recondicionadas. Vale ou não a pena?

 

   As peças recondicionadas, na maioria das vezes, não atendem as necessidades do motor e não possuem as mesmas especificações técnicas das peças genuínas. Os bicos injetores, por exemplo, precisam ser novos e da própria aplicação do motor, pois são componentes de alta precisão de injeção, que podem limitar a rotação do motor por ineficiência. Ou seja, as perdas e gastos com seu motor podem ser muito maiores com a utilização de peças recondicionadas. Por isso, a recomendação, é sempre utilizar peças que atendem os requisitos do motor, no caso, as peças genuínas. Só elas possuem as certificações de fábrica, garantia do fabricante e como resultado o perfeito funcionamento do motor.

 

 

Manutenção parcial. Que prática é essa?

 

   É importante esclarecer, que manutenção parcial ou exercida por pessoas não habilitadas não é recomendada. Para que seu motor tenha sempre um bom desempenho, mantendo a economia de combustível e a durabilidade, não basta fazer manutenções parciais. A cada 50 mil Km é indicado uma revisão completa, recalibração de bomba e bicos injetores, pois assim é possível garantir que ambos trabalhem dentro das especificações da fábrica. Na ausência destas corretas dicas, executadas fora de um serviço autorizado e habilitado, com profissionais e equipamentos específicos, possivelmente podem ocorrer falhas, perda de potência, torque e ou aumento do consumo de combustível e do nível de emissão poluentes.

 

Rendimento de óleo lubrificante

 

   Para verificar se o seu motor está com o rendimento de óleo lubrificante normalizado, o ideal é começar por um “check- up” na área de compressão do motor. Através de testes, é possível saber se existe pressão de compressão, pois se houver baixa pressão, existem indícios de desgastes dos anéis ou do cilindro, o que gera perda de rendimento e consumo excessivo de óleo lubrificante. Outra dica é a análise dos retentores de válvulas e das guias de válvulas com relação às folgas. Esta avaliação, também, determinará a complexidade e/ou extensão de um possível problema. Lembre-se sempre de realizar as manutenções de seu veículo em um serviço autorizado. Fique atento!

 

Retifica do bloco do motor. Fique atento!

 

   Uma das práticas mais comuns, entre os proprietários de veículos com motorização a Diesel, é a retífica da face do bloco. Porém, esta prática não é recomendada. Entenda o porquê. No momento que se faceia o bloco, a altura do pistão com relação à face do bloco é alterada e como o pistão estará acima do limite, normalmente os mecânicos faceiam a cabeça do pistão, reduzindo a câmara de combustão, aumentando assim a taxa de compressão do motor. Isso fará com que o motor produza mais fumaça branca, com o motor frio, e preta com o motor quente. Além disso, o motor sofrerá super aquecimento, podendo ocasionar a queima das juntas do cabeçote. Se isso ocorrer com seu motor, não há mais o que ser feito a não ser a substituição do bloco e cabeçote, estes que por sua vez, também não devem ser retificados. Por isso, amigo, fique atento e leve sempre o seu veículo a um serviço autorizado, que possua equipamentos e profissionais qualificados para verificar o seu motor.

 

A inclinação do veículo interfere no funcionamento do motor?

 

   Essa é uma dúvida muito comum. Principalmente quando os veículos ficam estacionados por logos períodos em inclinações. Então, vamos esclarecer. Dependendo da inclinação do veículo e do nível de combustível no tanque, a bomba dentro do tanque de combustível, que é responsável por sugar o combustível e enviá-lo até a bomba de alta pressão, pode sugar ar, reduzindo a pressão e ocasionando a falta de combustível nos injetores em quantidade suficiente para fazer com que o motor funcione. Na verdade, neste caso, o motor não “afoga” e sim existe a falta de combustível por excesso de bolhas de ar no sistema de alta pressão de injeção. Caso o seu motor apresente falhas como estas, o melhor a ser feito, é levar o seu veículo a um serviço autorizado e examinar o nível do tudo de sucção da bomba no tanque de combustível. Vale lembrar, também, que as informações sobre limites de inclinação estão indicadas no manual do veículo.

 

Limpeza do sistema de arrefecimento

 

   Para a limpeza do sistema de arrefecimento, o correto é utilizar produtos adequados, como por exemplo, produtos de limpeza para radiadores. Existem muitas dúvidas, com relação à utilização do querosene na limpeza, porém é importante deixar claro que o querosene não retira as impurezas características formadas no interior do bloco do motor, nem obstruções nas galerias do radiador. Após a limpeza do sistema de arrefecimento com produto apropriado, deve ser utilizado o aditivo na proporção correta – consulte o manual de seu veículo. A mistura de água e aditivo deve ser realizada sempre em um recipiente fora do motor e posteriormente abastecido. Além disso, é importante realizar a desaeração, evitando bolhas de ar no sistema de arrefecimento, que causam o efeito cavitação nas paredes dos cilindros. Fique atento e procure um serviço autorizado para realizar estes serviços.

 

Válvulas Solenóides

 

   De uma maneira geral as válvulas solenóides controlam passagem de fluxos. Como por exemplo, a abertura ou o fechamento do fluxo de combustível para a bomba injetora. As válvulas solenóides são compostas por dois elementos básicos, o corpo e a bobina solenóide. A bobina solenóide possui uma superfície cilíndrica com um cabo ao seu redor, fazendo com que a corrente elétrica circule e gere um campo eletromagnético, acionando o êmbolo e possibilitando a abertura ou o fechamento da válvula. Caso a válvula solenóide não esteja em seu perfeito funcionamento, a própria válvula será danificada devido à voltagem maior que a suportada. Outras falhas que podem ocorrer são os ajustes inadequados da haste da válvula, ou seja, ocorrem interrompimentos parciais dos fluxos e o motor pode apresentar falhas como o superaquecimento da bobina da válvula e a possível queima. Portanto, fique de olho e se seu motor apresentar falhas consulte uma rede de serviços autorizada Bosch para uma correta avaliação de seu veículo.

 

Fumaça preta? Fique atento!

 

   Fumaça preta é sinal de excesso de combustível e pode ser causada por várias razões como danos na bomba injetora, bicos injetores, válvulas desreguladas ou obstrução do filtro de ar. Ao menor sinal de fumaça escura, fique atento e leve o veículo a um serviço autorizado Bosch que possua profissionais treinados e equipamentos adequados para verificação dos itens mencionados, além de uma análise geral do motor.

 

Cuidados com a turbina

 

   Atenção na pressão da turbina de seu motor. Se houver superaquecimento da turbina aliada com a alteração da quantidade de injeção de combustível na bomba injetora, ocorre um aumento de temperatura na cabeça do pistão e se não houver um sistema de resfriamento do motor em perfeitas condições de absorver essa temperatura adicional, além do superaquecimento, danos aos pistões podem ocorrer. Fique de olho!

 

Aditivo no reservatório de água do motor. É necessário?

 

   Sem dúvida! A adição do aditivo no sistema de resfriamento do motor, conforme orientação do fabricante, permite a proteção contra corrosões, cavitações, lubrifica o eixo da bomba de água e prolonga a vida útil deste componente. Desta maneira todo o sistema de arrefecimento fica protegido. Fique atento, estas dicas ajudam a manter o seu motor em perfeito funcionamento.

 

Primeira troca de óleo dos motores a Diesel

 

   As avançadas tecnologias e novos materiais utilizados na fabricação de peças e na usinagem dos motores mais modernos propiciam maior durabilidade e menor desgaste das partes móveis. Soma-se a isto o desenvolvimento de lubrificantes mais eficientes que permitem um maior intervalo para primeira troca de óleo dos propulsores atuais, por exemplo, nos manuais dos motores a Diesel antigos, a recomendação era uma primeira troca de óleo lubrificante por volta dos 2.500 Km. Nos manuais atuais a recomendação é que a primeira troca aconteça por volta dos 10.000 Km. É a tecnologia a favor do aumento da vida útil do motor e da redução de custo.

 

Ausência da válvula termostática. Quais os riscos?

 

   Todo sistema de injeção eletrônica, para trabalhar corretamente, necessita que seus sensores e atuadores estejam em pleno funcionamento. A ausência da válvula termostática, faz com que o motor trabalhe mais frio, diferente da temperatura ideal de trabalho, aumentando o consumo de combustível, reduzindo o desempenho do motor e conseqüentemente gerando fumaça preta. Por isso, fique de olho na manutenção de seu veículo, nunca altere as condições originais de seu motor e prefira sempre peças genuínas.

 

Óleo de direção hidráulica na limpeza dos bicos injetores?

 

   Existem muitos mitos na mecânica e um deles, sem fundamento, é a limpeza dos bicos injetores com a utilização de óleo de direção hidráulica. O procedimento correto para limpeza de bicos injetores é encaminhar o veículo a um serviço autorizado Bosch, que tenha equipamentos adequados para limpeza, regulagem e montagem de injetores e bombas injetoras garantindo o bom funcionamento do motor dentro das especificações do fabricante.

 

Aquecimento prematuro do motor

 

   São várias as razões que podem ocasionar o aquecimento prematuro do motor. Podemos destacar a queima da junta do cabeçote, danos entre o ventilador viscoso do radiador, radiador, válvulas termostáticas ou falta de aditivo no sistema de arrefecimento. Portanto, fique de olho! E ao menor sinal de aquecimento prematuro no motor, encaminhe o veículo a um Serviço Autorizado Bosch, que possua equipamentos, profissionais gabaritados e peças genuínas para a correta manutenção do seu equipamento.

 

Perda de óleo lubrificante. O que fazer?

 

   O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para que o motor seja analisado, com testes de pressão e compressão, para determinar a causa do problema. Desgaste de cilindros e anéis, folgas em guias de válvulas e retentores de haste de válvulas do cabeçote, podem provocar passagem de óleo lubrificante para os cilindros, aumentando o consumo de lubrificante. Fique de olho!

 

Manutenção na bomba de direção hidráulica

 

   Fique atento a ruídos ao esterçar o volante do seu veículo pois podem existir falhas geradas por vazamentos internos na bomba hidráulica. Durante as verificações de manutenção é aconselhável realizar um check- up desse componente e caso necessário avalie a troca de reparos e também do óleo hidráulico.

 

Óleo no sistema de arrefecimento

 

   Normalmente quando é detectado óleo no sistema de arrefecimento o problema pode ter sido causado por uma falha nas placas de arrefecimento de óleo dessa peça, permitindo a passagem do óleo para a galeria do sistema de arrefecimento, pois a pressão do óleo é maior que a pressão da água. Outra causa deste problema é a deficiência de vedação na bomba d’água. Procure sempre por um serviço autorizado para a verificação, diagnóstico e manutenção, utilizando peças genuínas para maior confiabilidade.

 

Ruídos no turbocompressor? Fique de olho!

 

   De uma forma geral, o turbocompressor é composto por uma turbina que utiliza a energia cinética dos gases de escape do motor e desta forma aciona o compressor. Esta, por sua vez, através de um eixo, transfere a energia ao compressor localizado na admissão do motor. Quando atinge determinado nível de rotação e carga, o compressor começa a gerar pressão positiva no coletor de admissão, aumentando a massa de ar que o motor admite por ciclo e fazendo que o motor consiga obter um desempenho muito maior do que o motor com aspiração normal. Em seu ciclo de funcionamento padrão o turbocompressor não deve fazer ruídos, a não ser o normal e característico da operação. Ruídos acentuados podem significar desbalanceamento do eixo do turbo, o que causa ineficiência do componente. Também não se deve utilizar os chamados “pentes” no turbo, pois alteram a característica original e provocam perda de performance. Fique de olho!

 

O Sistema EGR

 

   O sistema EGR (Exhaust Gas Recirculation) reduz o nível de emissões do Óxido de Nitrogênio (NOx) que é formado durante a reação entre o nitrogênio e o oxigênio em altas temperaturas durante a combustão. A função dos gases recirculados na câmara de combustão é reduzir a temperatura e diminuir o oxigênio disponível para a formação do NOx. O sistema EGR inclui: • Válvula de controle EGR; • Resfriador EGR; • Misturador EGR; • Tubos EGR. Funcionamento – EGR O sistema EGR é constituído por uma ligação entre o coletor de escape e o coletor de admissão, o que possibilita a recirculação dos gases de escape. Atualmente, principalmente em motores diesel, este gás de escape necessita ser resfriado, portanto o sistema possui um resfriador para essa função. O controle de vazão desse gás recirculado é feito pela válvula em função da diferença de pressão entre o coletor de escape e de admissão e a abertura da válvula.

 

Manutenção no sistema de injeção eletrônica

 

   O sistema de injeção eletrônica deve ser verificado com aparelhos de Scanner, específicos para este sistema. Sem essa análise completa, o diagnóstico fica comprometido. Por isso, procure sempre serviços autorizados, que possuam equipamentos adequados para a manutenção de seu motor.

 

Atenção na limpeza dos bicos injetores

 

   A utilização de produtos para limpeza de bicos injetores, quando a Kilometragem (odômetro) do motor estiver muito alta, causa o desplacamento do carvão alojado na cabeça dos pistões, danificando as camisas dos cilindros e provocando queima de óleo prematura. O ideal é levar o veículo a um posto de serviços Bosch que possua testes de bicos e bombas injetoras para uma análise mais detalhada.

 

Na hora da manutenção, fique atento!

 

   Para garantir um serviço profissional e que mantenha as características originais do seu veículo procure sempre por um Serviço Autorizado para efetuar a manutenção, seja ela preventiva ou corretiva. Estes locais contam com profissionais constantemente capacitados pela fábrica, manuais completos sobre o equipamento, normas e procedimentos bem estabelecidos, ferramentas adequadas e peças genuínas, tudo isto para garantir um serviço com qualidade e garantia.

 

As especificações dos óleos lubrificantes

 

   Os óleos lubrificantes são classificados por duas principais entidades, a SAE – Society of Automotive Engineers (Associação dos Engenheiros Automotivos) que define a classificação do lubrificante quanto a sua viscosidade e a API – American Petroleum Institute (Instituto Americano de Petróleo) que classifica os termos de servicibilidade dos óleos lubrificantes.

   A SAE indica a viscosidade do óleo por um número (Ex: SAE 20, SAE 30, quando o óleo é para regiões quentes e SAE 5W, SAE 20W, para regiões frias). O W na frente do número vem de WINTER, inverno em inglês, isso significa que um óleo SAE 15W40, por exemplo, mantém uma viscosidade de nível 15 quando está frio e de nível 40 quando está quente. A API baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço do qual o motor estará sujeito. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o nível de evolução e serviço do óleo. Para veículos do ciclo Otto (álcool, gasolina e GNV) a letra inicial é S e para os de ciclo Diesel a letra é C (Ex. API – SF, SJ, SL – para carros ciclo Otto – API CF, CG, CG4, CH, CH4 – para veículos diesel).

 

Cuidados com a turbina

 

   Alguns cuidados são fundamentais para garantir o bom funcionamento da turbina, como troca de óleo lubrificante no período correto, não acelerar imediatamente quando o motor entrar em funcionamento, não acelerar para desligar e não alterar as características do turbo. Realizando a manutenção de maneira correta, é possível garantir o aumento da vida útil da turbina.

 

Válvula Termostática

 

   É possível identificar se possíveis defeitos na válvula termostática são elétricos ou mecânicos? A válvula termostática controla a temperatura ideal de trabalho. Caso ocorra aquecimento repentino do motor, e o defeito for comprovado na válvula termostática, é provável que ela esteja travada fechada e isso é um problema de falha mecânica na válvula.

 

Ajustes na válvula Waste Gate

 

   A válvula Waste Gate controla a pressão do turbo. Se houver um desajuste para menor pressão dessa válvula, alterando a posição do eixo, o motor poderá perder potência e ter maior consumo de combustível. Se o desajuste for para maior pressão, poderá quebrar o eixo dos rotores do turbo e danificar o motor. Recomenda-se que todos os ajustes da válvula Waste Gate sejam realizados com o auxílio da bancada de teste de turbos. O ideal é procurar um serviço autorizado Bosch para realizar uma checagem.

 

Fumaça azulada. Fique atento!

 

   Mesmo que o veículo esteja com baixa quilometragem, fumaça azulada pode significar queima de óleo lubrificante junto com diesel. Por isso, fique atento! Faça revisões de bicos e bombas, checagem nos vedadores de válvulas, além de um teste de pressão de compressão. Dessa forma é possível diagnosticar o problema.

 

Dificuldade na partida do motor?

 

   Dificuldade na partida? Fique de olho na falta de compressão do motor. O ideal é realizar testes de pressão de compressão nos cilindros, pois, ao “abafar” o motor, o giro é livre por falta de ar nos cilindros, o que aumenta a rotação. Quando é removida a possível obstrução, o ar entra com velocidade e encontra o cilindro aquecido, o que facilita a partida quando o motor está com baixa compressão.

 

  

 

 

Fonte: Clube do diesel, WWW.clubedodiesel.com.br

 

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